La cartuja.Vida contemplativa

Chartreux.org

monjemonja Video monjes Video monjas

A ORDEM MONÁSTICA DA CARTUXA

 

“A vida das monjas cartuxas está consagrada ao louvor de Deus e à oração de intercessão em favor de todos os homens”

“Um lugar apropriado para a vida solitária onde entregar-se à busca do Único Bem necessário”. Este foi o desejo com o qual um homem de coração profundo, São Bruno, se deixou seduzir por Deus, e em 1084, junto com seis companheiros, iniciou um gênero de vida que deu origem à Ordem Cartusiana.

A Ordem compreende os ramos feminino e masculino, e ambos compartilham a mesma vocação: uma vida de oração e solidão no coração da Igreja.


 

O CORAÇÃO DA CARTUXA

Na solidão da ermida, “o amor a Deus dilata o coração das Monjas Cartuxas até abraçar o universo inteiro e o mistério da Redenção”.

 

A característica principal da sua vocação poderia ser resumida nas seguintes palavras: “um encontro com o Senhor no silêncio e na solidão”. O seu ideal comporta estes três elementos:

 

 

  • A solidão: implica uma efetiva separação do mundo, e o símbolo disso é a clausura estrita.

 

  • Combinação de vida solitária e comunitária: as Monjas Cartuxas não são completamente eremitas. Embora prevalecendo a solidão, elas têm também momentos de convivência fraterna que dão essa peculiar característica de equilíbrio a toda a sua vida.

 

  • A liturgia cartusiana: está centralizada na Eucaristia e nas Matinas, Ofício noturno celebrado – como toda a liturgia – com uma sobriedade e simplicidade que se harmonizam com a sua vida.

 

A VIDA NA ERMIDA

 

“Retirar-se à ermida é uma decisão que só pode ser tomada quando no coração arde a certeza íntima dé que no seio da solidão se esconde um amor incomparável, um amor que não pode ser igualado a nenhum outro”.

 

As Monjas Cartuxas: “Desejamos ser o coração adorante da Igreja e o coração amante da humanidade. Por isso, dia e noite, da nossa solidão elevamos ao céu o louvor a Deus e apresentamos-lhe as necesidades dos nossos irmãos, os homens todos”.


 

MODALIDADES DA VIDA CARTUSIANA

Existem diversas formas de consagrar a vida a Deus na solidão da Cartuxa:

  • As Monjas do claustro vivem nas suas próprias ermidas a maior parte do dia, orando, estudando, trabalhando.

  • As Monjas conversas, levando uma vida de autêntica solidão, além do tempo dedicado à oração e ao estudo, empregam parte do seu dia fora das suas ermidas em trabalhos do mosteiro.


 

Se se sente chamada à Cartuxa, Deus vai ao seu encontro e vai fazer da sua vida na solidão um lugar privilegiado de COMUNHÃO.


<< Volver