La cartuja.Vida contemplativa

Chartreux.org

monjemonja Video monjes Video monjas

A ORDEM MONÁSTICA DA CARTUXA

 

“A vida dos cartuxos está consagrada ao louvor de Deus e à oração de intercessão em favor de todos os homens”

A Cartuxa é uma Ordem Contemplativa fundada por São Bruno em 1084.

A Ordem compreende os ramos masculino e feminino, e ambos compartilham a mesma vocação: uma vida de oração e solidão no coração da Igreja.


 

O CORAÇÃO DA CARTUXA

“Um encontro com Deus no silêncio e na solidão”: esta é a característica da sua vocação. Por isso o seu ideal poderia ser resumido nestes três elementos:

 

  • A solidão: implica uma efetiva separação do mundo, e o símbolo disso é a clausura estrita.

 

  • Combinação de vida solitária e comunitária: os Cartuxos não são completamente eremitas. Embora prevalecendo a solidão, eles têm também momentos de convivência fraterna que dão essa peculiar característica de equilíbrio a toda a sua vida.

 

  • A liturgia própria dos Cartuxos: está centralizada na Eucaristia e nas Matinas, Ofício noturno celebrado – como toda a liturgia – com uma sobriedade e simplicidade que se harmonizam com a sua vida.

 

 

A VIDA NA ERMIDA

“Retirar-se à ermida é uma decisão que só pode ser tomada quando no coração arde a certeza íntima de que no seio da solidão se esconde um amor incomparável, um amor que não pode ser igualado a nenhum outro”:

  • “A solidão para o cartuxo é o lugar privilegiado para a busca e o encontro com Deus”.

  • “O caminho até Deus é fácil, pois nele se avança não carregando-se de coisas, mas desprendendo-se delas” (Estatutos 33,7).

 

MODALIDADES DA VIDA CARTUSIANA

A vida na Cartuxa não é uniforme, mas rica em expressões. Por exemplo:

  • Há Monges que passam a maior parte do dia nas suas próprias ermidas orando, estudando e trabalhando. São chamados Padres e são sacerdotes.

  • Há também Monges que, levando uma vida de autêntica solidão, além do tempo dedicado à oração e ao estudo, empregam parte do seu dia fora das suas ermidas em trabalhos do mosteiro. São os Irmãos.

Se se sente chamado à Cartuxa, Deus vai ao seu encontro e vai fazer da sua vida na solidão um lugar privilegiado de COMUNHÃO.


<< Volver